A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.
Dessa forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.
Os alunos da Educação Integral fizeram sua parte, elaborando textos, poemas, desenhos e frases sobre a Pátria, com objetivo de comemorar a Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.






Nenhum comentário:
Postar um comentário