terça-feira, 8 de novembro de 2016

Música no ar...

        Cantar é uma arte. Algumas pessoas já nascem sabendo como cantar bem, mas isso não significa que elas sejam as únicas que podem soltar a voz. Uma aula de canto pode tanto corrigir as falhas de pessoas desafinadas como pode aprimorar a técnica daqueles que já sabem cantar.

Os alunos das Turmas D, E e H da Educação Integral estão soltando as 
vozes na aula de música, com o professor Rafael.

 


HALLOWEEN no Zico


 

          Onde você mora, as pessoas comemoram o Halloween(Dia das Bruxas)? Nos Estados Unidos e Canadá, o Halloween é bem conhecido e é celebrado no dia 31 de outubro. Mas os costumes do Halloween podem ser encontrados em muitos países. Em alguns lugares existem festas com nomes diferentes, mas com aspectos semelhantes: contato com espíritos dos mortos, fadas, bruxas e até mesmo o Diabo e anjos demoníacos. 


E  no Zico comemorou em grande estilo... Aprecie-se!


  

          No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, As escolas comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.



 


 







Semana do Magistério


Dia 17/10/2016  Local: Colégio Franciscano Regina Pacis (Auditório)
·          Coffee Break
·         Tema: A importância da Educação Infantil

      Palestrante: Creuza de Jesus Lopes Souza //Professora e Psicopedagoga



Dia 18/10/2016  Local : Casa da Cultura
·         Exposição de artesanato “Mimos da Titia”
·         Coffee Break
·          Tema: Função Manual
Palestrante: Rosália Silva//Terapeuta Ocupacional


Dia 19/10/2016  Local: Centro de Cultura Nhô Quim Drummond (Casarão)
·         Exposição de artesanato “Mimos da Titia”
·         Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Magistério

 


Dia 20/10/2016  Local: Instituto Alice Maciel
·         Coffee Break
·         Oficinas de Aprendizagem

·         Palestra Educação Especial



Dia 21/10/2016
·         Confraternização
    Local: Restaurante Tia Lêda , Músicas ao vivo

 






Mais um Campeão no Zico

O aluno Guilherme Oliveira Quintiliano, do 2º ano A do Ensino Fundamental, 
foi campeão Estadual de Jiu-Jitsu!!!!!!!!!!!!


          O Jiu-Jitsu brasileiro ou, lá fora, o Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ (grafado também como jujitsu ou jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Literalmente,  em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”. Daí seu sinônimo literal, “arte suave”.
          A finalidade de sua criação se deu pelo fato de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, necessitando, então, de um método de defesa sem armas. Como os golpes traumáticos não se mostravam suficientes nesse ambiente de luta, já que os samurais vestiam armaduras, as quedas e torções começaram a ganhar espaço pela sua eficiência. O Jiu-Jitsu, assim, nascia de sua contraposição aokenjitsu e outras artes ditas rígidas, em que os combatentes portavam espadas ou outras armas.


Ao som do Hino Nacional Brasileiro, recebeu suas medalhas.



EJA em ação

Aula de vídeo sobre diversidade.


Ideologia de Gênero 


Debate com alunos do 3º ano médio EJA. 

domingo, 9 de outubro de 2016

Curso NTESL

          NTEs são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados, para dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software).

           Os professores da Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, nos dias 06 e 07 de outubro, tiveram a honra de receber Betânia, Raquel e Nívea da SRE, para uma capacitação.
        
  Foram dois dias muito prazerosos, com objetivos de:

  • sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu Projeto Político Pedagógico; 

  • estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência; 

  • desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes regiões geográficas do estado e do país a oportunidades de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação a distância; 

  • preparar professores para saberem usar as novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e independente, possibilitando a incorporação das novas tecnologias à experiência profissional de cada um, visando a transformação de sua prática pedagógica;

EJA



          A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.
      Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.





 

          Alunos dos terceiros anos do EJA confeccionando cartazes sobre o tema trabalhado em Diversidade: IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE HUMANA.